sexta-feira, dezembro 15, 2006

Promessas de ano-novo

E lá se vai 2006... E com ele as promessas não cumpridas de 2005.

Chegou a hora de esquecer tudo que prometemos no final de 2005 e prometer novo (ou de novo) para 2007.

Eu por exemplo, tinha colocado como meta, conseguir pedalar 20 km initerruptamente pelo menos uma vez por semana, a partir do segundo semestre de 2006. Fiz ? Não fiz. Talvez nem tanto por falta de resistência, porque estou pedalando relativamente bem, mas por falta de tempo. Hoje consigo pedalar uns 11 km initerruptamente, numa velocidade de uns 9 km/h. Mas em 2007 eu chego aos 20 km.

Mas nem tudo são espinhos: Eu tinha colocado a meta de terminar os 27 estudos Avançados de Arenas, este ano e consegui. Os 27 estudos é uma parte divisora de aguas na vida de qualquer violonista e eu cheguei lá. Agora pra 2007 são os 12 estudos de Villa Lobos...

Em se tratando da Fisica, pretendo postar meus POSTs aqui, manter uma regularidade, terminar os exercícios de mecância e começar os de eletricidade/magnetismo. Quero tambem organizar meus posts para o futuro... Gostaria muito de escrever um artigo em congresso de fisica ou periodico, ainda que de ensino. Pra isso preciso terminar experimentos iniciados.

Nas aulas, corrigir minhas apostilas que estão com vários errinhos, criar transparencias. Criar um FRAMEWORK para meus orientados - Orientado é uma coisa complicada, um dia eu conto os casos.

Tenho uma disciplina nova para 2007, assunto que domino, mas saber e dar aula são coisas muito diferentes. Quero aproveitar este Blog tambem pra colocar meus estudos biblicos com os adolescentes da igreja.

Se der tempo, voltar a voar - Quem foi infectado pelo aerococus, não tem cura nunca.

Projetos pendentes: Ignicao do Gurgel, Injecao Eletronica (compreender o funcionamento), acelerometro, perceptron analogico, placa-preta pro Roger, camera fotografica digital, aviao VCC e medidas, radar... Nossa é muita coisa !!!

Mas se conseguir avançar em alguns e terminar alguns, já vou ter motivos pra sorrir em 2008 !

Abraços aos que passaram por este bloguinho, deixem suas marcas por ai, feliz Natal e Feliz 2007...

P.S. Este Blog foi promessa cumprida em 2006, olha só !

terça-feira, dezembro 05, 2006

Um problema de Lei de Ohm

[Não deixe de ler os comentários neste POST]
Este é o primeiro exercício de circuitos elétricos no BLOG. Adoro estes exercícios, preciso fazer mais ...

PROBLEMA: Uma bateria de DDP V está ligada em paralelo com três resistores, um de 5 ohms e outros dois de 10 ohms ligados em paralelo com a bateria. A bateria está fornecendo 2 A. Qual a DDP V da bateria e a corrente que passa em cada resistor.

Facil, facil...

O Resistor equivalente é 1/Req = 1/5 + 1/10 + 1/10 = 4/10 = 2,5 ohms.

Pela lei de Ohm: V = R.I --> V = 2,5 . 2 --> V = 5V

No resistor de 5 ohms, temos I = V/R --> I = 5/5 = 1 A

Nos resitores de 10 ohms, temos I = 5 / 10 = 0,5 A

Este é dos faceis, depois posto uns mais dificeis.