sexta-feira, setembro 28, 2007

De avaliador a avaliado (PARTE II)

Pois bem. Realizei a tal prova pra Analista de Sistemas. Infelizmente não pude estudar tanto quanto queria devido a problemas domesticos e consequentemente fiz a prova movido mais ao raciocínio que ao conhecimento.

A prova teve 50 questões e foi realizada em 3 horas, podendo sair da sala somente após transcorridas 1 hora e 30 minutos. As 10 primeiras questões eram de lingua portuguesa e interpretação de texto e as outras de conhecimentos específicos, dividios em: 2 conversao de base; 9 de Sistemas Operacionais; 7 de Programação e Estrutura de Dados; 5 de Redes; 7 de Bco de Dados e 10 de Analise/Projeto/Engenharia de Sistemas.

Eu considerei a prova fácil e a pontuação dos candidatos habilitados deve ocorrer acima da marca de 45 pontos. Eu acertei 36 questões e pedi recurso em uma que acredito não ter alternativa correta. Em todo caso, considerei minha participação muito boa em termos absolutos, mesmo em termos relativos não é uma nota pra competir ao cargo.

Vamos aos fatos.

- Primeiramente li a prova toda assinalando as alternativas que tinha certeza que estavam corretas. Neste ponto fiz 19 questões. Destas errei duas delas. A primeira lida é importante e quanto mais vc conseguir responder neste ponto melhor. Porém isso leva muito treino e não se deve cometer erros nesta fase.

- Na segunda passagem respondi 24 questões, sendo que oito destas eu errei. Essa fase é a que você lê com mais cuidado, puxa pela memória e analisa mais friamente.

- Na terceira, fiz as outras 7 questões restantes. Neste ponto já é a fase do desespero, quando você já leu, já puxou pela memória e já está prestes a chutar. Nesta fase errei 3 questões.

- A última passagem é aquela da conferência final, alguma retificação e visualização final. Não anotei quais eu retifiquei nesta fase, mas me lembro de pelo menos uma que retifiquei na última hora e acertei-a.

A experiência foi boa, diria muito boa em termos pessoais, mesmo não estando disputando os primeiros lugares, mas me mostrou o caminho certo a estudar daqui pra frente, mostrou minhas deficiências e como resolvê-las.

Não sei porque meus alunos odeiam tanto provas. Fazer prova é uma experiência de auto-conhecimento, auto-analise, entender suas limitações. É um momento de se concentrar, pensar, lutar consigo mesmo ... Pensando bem, acho que acabo de descobrir porque os alunos não gostam de prova !

Quanto a mim, "the life goes on"... A vida é breve, mas também é imensa pra quem sabe se reinventar. Meus idolos Alberta Hunter e Dr. Brian H. May me ajudam nessa.

quinta-feira, setembro 27, 2007

Sai de baixo ....

Existiu um ano chamado 1986 e eu vivi este ano. Neste ano, todo mundo ficou um tempinho olhando para o céu, tentando encontrar um objeto brilhante que, diziam, ia ser mais brilhante que o Sol do meio-dia. Um tal de Cometa de Halley.

Muita gente olhou, poucos viram. Alguns deixaram de olhar e outros continuaram. Desta época muita gente passou a despertar o interesse pelo céu e pela astronomia. Eu fui um destes. Peguei um atlas celeste (de Ronaldo Mourão), um teodolito do meu pai e me meti a investigar os objetos celestes brilhantes.

Me lembro da primeira vez que vi Saturno e seus aneis. Foram noites bem interessantes.

Mas o tipo de objeto celeste que sempre me atraiu não estão tão longe quanto Saturno, estão muito mais próximos. Na verdade os mais proximos: Os meteoros e meteoritos.

É muito bom estar observando o céu e ver um objeto brilhante riscar o céu - Eu tenho a sensação de ouvir o seu som, o que é impossível eu sei.

Ver um meteoro passando exige conhecimento de fenomenos relacionados - A Terra passa algumas vezes por areas propensas a estes fenômenos, os chamados cinturões.

Dei uma fuçada no YOUTube e encontrei estes felizardos que filmando alguma coisa, captaram com suas miseras cameras domésticas este belo fenômeno celeste.





Este dois ultimos não me parecem muito reais, mas está ai pra vcs julgarem:



sexta-feira, setembro 21, 2007

E os heróis se vão !

Outro dia ele cantava, no outro se cala. Assim se foi Luciano Pavarotti, o maior tenor da segunda metade do século XX.

Eu como um tenor bem ruinzinho e desafinado (e totalmente destreinado) não pudia deixar de admirar Pavarotti e sua facilidade de cantar. Nunca o vi pessoalmente, ele nem fazia idéia que eu existo, mas mesmo assim, sentimos sua falta.

Mas outra perda ocorreu neste mesmo periodo: Steve Fossett. O aventureiro meio doidão que adorava quebrar recordes e gastar muito dinheiro. Ele foi o primeiro a dar a volta ao mundo num balão de ar quente e o primeiro a dar a volta ao mundo sozinho num avião a jato.

Acompanhei muitas das suas aventuras, algumas em tempo real. O irônico é que num voo simples ele simplesmente desaparece. Apesar de ainda existir uma chance, ainda que remota dele aparecer vivo, o fato é que ele sumiu. Deu a volta num balão e sumiu num voo no quintal de casa.

Duas reflexões vem daí: Primeiro - Um acidente pode te pegar a qualquer hora e Segundo - Não existem pessoas que estão livres de problemas.

Outra perda que ocorreu já há algum tempo, mas fiquei sabendo agora, é do projetista de avião Peter Bowers. O livro dele (Aeronaves não convencionais) é uma inspiração pra mim e o meu exemplar já está em frangalhos de tanto que li. Detalhes em: http://www.eaa.org/communications/eaanews/030429_petebowers.html

quinta-feira, setembro 20, 2007

O que voce vai fazer no dia 5 de Junho de 2012 ?

Você pensa o que fará no dia 5 de Junho de 2012 ? Eu sei. Estarei torcendo para o dia estar com céu limpido, eu estarei com uma camera e um telescópio em punho fotografando o sol - Se Deus assim permitir.

Porque ? Porque neste dia ocorrerá um fenomeno rarissimo. Venus estará alinhado entre o Sol e a Terra e com isso, ao olharmos para o Sol veremos um pequeno ponto negro, que é nosso amigo Venus.

Existem apenas dois planetas que podemos observar isto acontecer: Venus e Mercurio. Este fenomeno ocorrerá em 2014 com Mercurio e pretendo estar por aqui pra vê-lo também.

Parece que 2012 é uma data muito longe ? Talvez sim, talvez não. 2012 será daqui a apenas 5 anos. Se lembra como era sua vida ha cinco anos atrás ? Lula terá deixado a presidência a pouco, os EUA estarão em campanha presidencial.

Em outras palavras é daqui a pouquinho.

Mas voltando ao fenômeno, não é nada tão sensacional a ponto que leigos parem seus afazeres para vê-lo, mas vale a pena dar uma olhadinha para o céu, alias sempre vale.

Em tempo: Muito cuidado para olhar para o Sol, raios emitidos por ele podem queimar sua retina a longo prazo e você não vai sentir. Por isso, use filtros poderosos e nunca olhe diretamente para o astro rei.

Boa observação a todos...